24/07/2018

Memórias de um sargento de mílicias

Oi oi gente, tudo bom? Eu tô bem e cheia de resenha atrasada pra liberar pra vocês, mas quem viu o último vídeo (caso não tenha visto, clica aqui pra conferir) sabe que eu to tentando ler 10 livros em 20 dias e acaba sábado agora. Será que consigo?? Caso eu não consiga, vai ter vídeo falando sobre e provável que eu continue com as leituras do projeto durante o mês de agosto. Veremos... Mas hoje, é RESENHA, SIM SENHÔ! e de um livro do projeto, bora ver?!



Título: Memórias de um sargento de mílicias
Autora: Manuel Antônio de Almeida
Editora: Ática
Páginas: 168
Ano: 2004
Sinopse: Skoob
Classificação: ✰✰✰✰


Leonardo: muleque, endiabrado e que vivia causando na cidade. Expulso de casa quando mais novo e abandonado pelos pais, foi criado por seus padrinhos. A vizinhança odiava. Na escola não sobreviveu nem 1 ano. 

O sonho do padrinho era transformar o menino em padre, mas tendo em vista que o garoto não iria obter sucesso, desistiu. Após o padrinho falecer teve que ri morar com seu pai, Leonardo Pataca, e com sua nova esposa (sobrinha de sua madrinha). Seu pai defendia com unhas dentes a atual mulher, essa que fazia da vida do Leonardo um inferno. Um certo dia que os dois se estranharam, Pataca expulsou o filho novamente.

Esse que vivia vadiando pela cidade e agora sem casa, deu sorte ao encontrar um antigo amigo da época em que seu padrinho tentava transformá-lo em padre. Esse amigo morava com a família da "galera" que pertencia e levou Leonardo para fazer parte da tribo. 



Dona Maria, que era vizinho do padrinho e tinha uma sobrinha por quem Leonardo guardava um grande amor, não tinha mais notícias do menino. Ela também foi enganada por um moço que dizia ser do bem e acabou casando-se com Luisinha, sua sobrinha. Esse moço transformou a vida da moça num inferno. Não a deixava ver a rua, nem sair de casa, nem via mais sua tia... Um belo dia, faleceu e Luisinha voltou a morar com Dona Maria. 

Porém, Leonardo havia herdado a safadeza do pai. Se apaixonava a cada esquina, mas logo que soube do falecimento de seu rival, foi até a casa de Luisinha dar os sentimentos pela morte. Não passou muito tempo e ele voltou a frequentar a casa de Dona Maria com outras intensões.

Ele também era sempre perseguido pelo Major Vidigal, até que um dos castigos de suas travessuras foi virar soldado. Sempre era livrado das suspensões do Major por sua madrinha que chegava chorando em todo canto. 

O livro por ser um clássico, tem suas dificuldades (e bota dificuldade nisso). Mas também consegue ter uma leveza e um tom cômico em algumas partes que faz fluir (da metade em diante) a leitura.

Será que Leonardo tomou jeito? Será que conseguiu casar com Luisinha? Bom, isso você só vai saber se ler o livro, rs.

Já leu esse livro? Gosta de clássicos? Me conta.

Um beijo, um cheiro e até o próximo post.

Acompanhe nas redes sociais

Nenhum comentário

Postar um comentário