10/09/2016

Setembro amarelo: você merece ajuda.

Oi gente, tudo bom?? Eu to bem sumida né? Desculpa... Mas dei uma explicação no snapgram (junção de snap com insta) e hoje é um dia que merece atenção. Na verdade, esse mês merece muita atenção. É o Setembro amarelo, que para quem não sabe é uma campanha de conscientização a prevenção de suicídio.


Sim, isso acontece muito na nossa sociedade e nós, às vezes, não damos a atenção devida para o assunto. Essa campanha tem um objetivo direto de alertar a população a respeito do suicídio não só aqui no Brasil, mas no mundo! Ela acontece no mês de setembro desde 2014, por meio de identificação em locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Mas Bia, por que amarelo?
Os organizadores escolheram a cor amarela, porque ela significa vida, luz, alegria e esse é o contraponto simbólico ideal do problema.

Pra quem já estava vendo sobre o assunto nas redes sociais, principalmente facebook, percebeu que a maioria das pessoas resolveram se disponibilizar para conversar com quem tem vontade de se suicidar. Porém, a partir do momento em que você fala que vai ajudar uma pessoa com esse transtorno, você tem que ter noção do cuidado que vai ter que ter. 

Se disponibilizar para conversar com essas pessoas, não é igual conversar com um amigo que vai te contar novidades. É preciso ter força de vontade para ajudar ela a sair dessa maré de pensamentos ruins que a levam a querer fazer isso. 


O que você não pode fazer, é colocar nas suas redes sociais que está disponibilizando seu chat para conversar com essas pessoas apenas para fazer bonito com os amigos... Você não tem que fazer bonito pra ninguém, tem que fazer isso na intenção de ajudar e é por isso que tem a campanha.

"Ficar triste pode ser natural. Entretanto, pensar em desistir não é a melhor opção. Por isso, acredite na vida."

Hoje, no dia 10, é o dia mundial de prevenção ao suicídio e o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) em algumas cidades, está fazendo essa intervenção no dia de hoje. E todo mundo pode ajudar, distribuindo fitas amarelas, saindo de casa com uma blusa amarela, pedindo iluminação amarela nos prédios... Você pode ajudar quem merece ajuda.

Ah, vale lembrar que é preciso ficar atento a qualquer detalhe que as pessoas a sua volta (principalmente as que tem depressão), elas podem dar indícios, pedir ajuda e você achar que é frescura. E NÃO É FRESCURA, NÃO É PASSAGEIRO. 

Ajude, antes que seja tarde.

É isso gente, o post de hoje é pra conscientizar todo mundo.

Um beijo e entrem na campanha #SetembroAmarelo

Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais

3 comentários:

  1. Esse é um assunto muito sério e a campanha é linda e vai com certeza salvar vidas :)
    Ótimo texto <3

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa campanha é maravilhosa e eu espero que esse ano tenha menos índices de morte. Obrigada pela visita ♥

      Excluir
  2. Eu vi diversas postagens no meu facebook sobre pessoas abrindo o chat para quem estava com problemas, pensando em suicídio, etc. Ainda não consigo ter uma opinião concreta sobre o assunto porque é tudo muito relativo. Talvez a pessoa queira mesmo ajudar, e talvez até realmente consiga, mas e se não conseguir? e se acabar piorando a situação? não acho que devemos carregar um cargo tão grande assim.
    Queria que mais profissionais se prontificassem para apoiar essa causa, pelo menos um número significável pra ninguém achar que deve fazer o trabalho deles.

    Adorei o post, beijo!
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir